David Rosa e Tiago Ferreira vencem Costa Blanca Bike Race

31-01-2016 18:45

A vitória na Costa Blanca Bike Race garantiu a Portugal 160 pontos no ‘ranking’ de apuramento para os Jogos Olímpicos Rio2016.

A dupla portuguesa formada por David Rosa e Tiago Ferreira venceu hoje da prova de Cross Country Olímpico (XCO) Costa Blanca Bike Race, em Espanha, depois de ganhar a quarta e última etapa.

Apesar de curta, de apenas sete quilómetros, a derradeira etapa da prova foi decisiva, dado que o contrarrelógio, em Alfás de Pi, com final em alto, estabeleceu diferenças significativas.

David Rosa e Tiago Ferreira foram os mais rápidos, gastando 21.18 minutos, menos 56 segundos do que os espanhóis David Valero e Carlos Coloma, segundos classificados em Alfas de Pi.

Os checos Jan Skarnitzl e Ulman Matous, que começaram o dia na dianteira da classificação geral, com 12 segundos de vantagem sobre os portugueses, não foram além da terceira posição, a 59 segundos dos vencedores.

Mário Costa e Ricardo Marinheiro formaram a segunda equipa da seleção portuguesa, terminando na 12.ª posição da geral, um resultado prejudicado pelos problemas mecânicos no decorrer da terceira etapa.

A vitória na Costa Blanca Bike Race garantiu a Portugal 160 pontos no ‘ranking’ de apuramento para os Jogos Olímpicos Rio2016.

A qualificação fecha no final de maio e a seleção luta por conseguir apurar dois atletas para o Rio de Janeiro. Há quatro anos, em Londres, o BTT luso esteve pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, na altura apenas por intermédio de David Rosa.

IN: SAPO Desporto c/ Lusa

 

Voltar